18 outubro, 2010

Oktoberfest e seus resultados

O Oktober Segura já faz parte da programação Oktoberfest há seis anos. O projeto busca fazer um trabalho de conscientização para mostrar que álcool e direção não combinam. Neste edição da festa, cerca de sete mil bafômetros foram realizados, muitos deles comprovaram que o motorista estava apto para dirigir.
Para os festeiros que vieram de carro e não resistiram ao chope, existe disponível a possibilidade de ser levado para casa em seu próprio veículo. A iniciativa do projeto é da prefeitura, por intermédio do Seterb, com apoio das polícias Civil e Militar, e do Ministério Público.
De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito, Délcio C. Dallagnollo, o número de caronas até agora está dentro do esperado pela organização. "Acreditamos que até o final da festa os números estejam próximos aos que tivemos no ano passado. Foram cerca de 800 caronas e mais de 18 mil bafômetros", explicou.
O gerente afirma que além dos programas oferecidos pelo Oktober Segura, o estande, localizado próximo ao portão 2 do Parque Vila Germânica, também serve para tirar dúvidas referentes ao trânsito de pessoas que estão frequentando a festa. "Informações sobre o Código de Trânsito também são dadas pela equipe. O projeto abraça outras causas e auxilia os motoristas que estão na Oktoberfest. Muitas pessoas querem saber sobre o projeto e muitos turistas já são levados para hotéis da cidade", acrescentou Délcio.
O programa Oktober Segura contempla os motoristas que vêm com seu carro na festa. Ao chegar aos pavilhões da Oktoberfest, junto ao portão 2, o motorista faz um cadastro e passa por um teste de bafômetro. Se apresentar níveis aceitáveis de dosagem alcoólica, recebe um adesivo verde com a mensagem "Posso Dirigir".
Após a noite de Oktoberfest, o motorista cadastrado retorna ao estande do Oktober Segura, onde novamente passa pelo teste do bafômetro. Se comprovado que não apresenta condições para dirigir, recebe o adesivo vermelho com o alerta "Não Posso Dirigir".
A orientação dos profissionais envolvidos é que a pessoa vá para casa de carona, ônibus ou táxi. No entanto, o oktoberfesteiro que veio com seu carro para a festa poderá ir para casa com seu próprio veículo, dirigido por um dos quatro motoristas do Seterb, com total segurança e gratuitamente. Além dos quatro motoristas, o Oktober Segura conta com dois veículos de apoio que fazem o retorno do motorista que levou o usuário até sua casa.

0 comentários:

Postar um comentário