13 abril, 2011

Aprenda a calibrar os Pneus

 Uma tarefa básica para quem tem veículo, mas que muitas vezes passa despercebida pela maioria dos motoristas é a calibragem de pneus. Poucos motoristas sabem, mas a falta de calibragem prejudica o desempenho do automóvel, como o aumento do consumo de combustível.

 É muito comum encontrar aparelhos para calibragem em postos de gasolina, porém, principalmente devido muitas pessoas usarem com pouco cuidado, esses aparelhos sofrem grande variação na regulagem. Portanto, se possível, procure uma loja especializada em pneu que ofereça o serviço.


 Como calibrar
 O recomendável é que você calibre os pneus a cada 15 dias e sempre com os pneus frios (o ideal é ter rodado no máximo 3 km). A calibragem é bem simples e pode ser feita por qualquer pessoa: você deve parar seu veículo em frente a maquina e regular o PSI de acordo com as especificações do fabricante do pneu ou do manual do seu carro.

 Muitas pessoas se perguntam como fazer isso se não possuem manual do fabricante do carro ou do pneu. Se você for uma dessas pessoas, vá a uma borracharia de confiança e pergunte ao funcionário. A calibragem varia muito de carro para carro, aro para aro e muitas outras especificações.


 Independente do tipo de pneu que seu veículo possuir, o passo a passo é o mesmo: coloque na máquina o número indicado pelo fabricante ou funcionário especializado em pneus e encaixe a mangueira no bico que você verá no pneu. A mangueira deve possuir uma trava para encaixe. Ao colocar, você ouvirá um barulho de ar. Espere a máquina apitar e retire a mangueira. Repita o mesmo passo com os outros pneus.

 Tipos de calibragem
 A calibragem mais popular é feita de ar comprimido. Porém, também existe a calibragem por nitrogênio. São raros os postos de gasolina que oferecem esse tipo.

 O tipo de calibragem por nitrogênio é o mais indicado, pois está menos propenso às conseqüências de variação de temperatura e oferece maior estabilidade. Para utilizar esse tipo de calibragem, se você costuma usar a de ar comprimido, primeiramente é necessário esvaziar todo o pneu, para então preencher com nitrogênio. Mas deixe seu carro em cima do macaco, a fim de que não danifique o pneu quando estiver vazio.
Fonte: Simples Total

2 comentários:

BrunoChapo disse...

prefiro o layout antigo

ruim pra ler esse

e cada os parceiros?

x.x
!

Renilson Frutuoso disse...

OI SEU LINK JÁ ESTA NO MEU BLOG, SE POSSIVEL GOSTARIA DE FORMA PARCEIRIA, COLOCA O MEU TAMBÉM,
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Desde já agradesço, boa noite.
já sou tmb, seguidor do blog faz um bom tempo

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