19 julho, 2011

FIA já tem estudo sobre para-brisas na F1


Ao que parece o assunto voltou. De acordo com alguns órgãos de imprensa europeus, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) recomeçou os estudos para uma mudança de regras, no mínimo, esquisita para a Fórmula 1: a incorporação de um para-brisas nos monopostos a fim de aumentar a segurança dos pilotos.
A ideia surgiu em 2009, depois do grave acidente sofrido pelo brasileiro Felipe Massa na pista de Hungaroring (Hungria). Na época, durante uma tentativa de volta lançada no treino de qualificação oficial, Massa foi atingido na cabeça por uma peça que se soltou do carro de Rubens Barrichello – piloto da Brawn GP então – que estava logo à frente do brasileiro.
O impacto foi quase fatal para Felipe Massa. A peça atingiu o capacete do piloto bem próximo à viseira. O brasileiro ficou alguns dias em coma num hospital em Budapeste. Após cirurgias, Massa conseguiu recuperar-se e voltar às pistas depois de quase oito meses afastado.
A FIA tem um relatório sobre o assunto preparado pela empresa TWG – contratada pela entidade para uma investigação detalhada sobre o problema. A conclusão do estudo indicaria a instalação dos para-brisas. Mas o Conselho Mundial não tomou nenhuma decisão inclusive quanto ao momento da mudança do regulamento.
Detalhes importantes dos carros como aerodinâmica, visibilidade, ventilação, limpeza e acesso ao cockpit (emergência) precisam ser solucionados a partir da introdução do novo equipamento.

0 comentários:

Postar um comentário