28 dezembro, 2010

Cuidados com o Motor

Como evitar o desgaste excessivo que ocorre com o motor diariamente

 
Já venho a algum tempo buscando manter todos os visitantes do site, de inúmeros cuidados que podem ser tomados para manter seu carro em perfeitas condições de uso, e claro, evitar gastos excessivos com mecânicas, dentre as dicas temos aqui posso citar: Como Aumentar a vida útil da sua embreagem; os principais cuidados com a suspensão, etc… Com isso, agora estou aqui para de ensinar como evitar o desgaste excessivo do motor do carro, visto que esse é um dos principais componentes de automóvel não é verdade.


Quando você liga a chave do automóvel e dá a primeira partida do seu veículo, o motor acaba sofrendo um impacto muito forte. Como assim? Isso ocorre pelo fato do óleo lubrificante estar concentrado no cárter. Portanto, quando o motor é acionado, o óleo é sugado pelo pescador de óleo e encaminhado aos dutos de lubrificação. Até o óleo chegar, as peças funcionam em atrito.


Alguns dos modelos de óleos mais modernos que são facilmente encontrados nos postos de combustível foram desenvolvidos para ter mais aderência e mais tempo em pequenas quantidades nas partes do motor, tanto nas rotativas (comando de válvulas, virabrequim) como nas alternativas (pistões e tuchos).


E com isso surge a pergunta: Como evitar esse impacto no motor? Uma forma simples, e que não necessitaria de um investimento tão assustador é o uso dos aditivos de óleo. Entretanto, o único homologado pelo INMETRO é o aditivo da Bardahl B12, ele mantém as peças lubrificadas na primeira partida formando uma película protetora.


Contudo, surge um porém, visto que se fosse tão simples assim todos já usariam os aditivos, o uso do aditivo pode ocasionar a criação de borras de óleo no motor, com esse fato, principalmente os motores mais modernos como o 16v podem chega a fundir. Ou seja, a forma mais aconselhável seria o uso de boas marcas de óleos e sempre colocar combustível de qualidade.


0 comentários:

Postar um comentário