07 janeiro, 2011

Os Sonhos de Henry Ford e Thomas Edison



Não é de hoje a idéia de termos um planeta sustentável. 


Desde 1901, aproximadamente, Thomas Edison já defendia um planeta ecologicamente melhor. 


Em meados de 1914, a notícia de que Henry Ford e Thomas Edison se juntavam para a criação do carro elétrico (modelo T) circulava. Essa idéia não agradava em nada aos mandatários do petróleo. Dizem até que a GM foi uma das gigantes que conspiraram contra o projeto elétrico, comprando vários bondes elétricos e substituindo por modelos que se utilizava de gasolina. O governo americano não via isso com bons olhos, mas já era tarde demais. O marketing 3.0 ainda não existia. A vontade de focar nos valores dos clientes muito menos.


Fato é que o capitalismo sujo venceu a vontade de se construir um planeta melhor para se respirar. Isso pode ser mencionado com firmeza ao notarmos que as baterias produzidas para os carros elétricos, fornecidos por Edison, saíam boas de New Jersey, mas não funcionavam quando chegavam à Ford, em Detroit.



Com mais firmeza ainda quando lembrarmos que o local em que ficavam os veículos sofreu um misterioso incêndio, pouco antes do lançamento do carro elétrico.


Hoje, o mundo está mudado, o conceito de planeta sustentável ganha adeptos. O marketing 3.0 surgiu. O marketing voltado para os valores humanos de hoje requer uma maior adaptação ao consumidor, diferentemente daquela época em que a imposição de um produto cheirava à ditadura. 


Quando esses dois homens se uniram, o mundo teve a oportunidade de ser menos poluído. Quando o capitalismo colocou fogo no sonho deles, adiou o sonho de um mundo sem tanta fumaça e o produto voltado única e exclusivamente aos consumidores.


Se a GM fizer isso hoje, o Wikileaks detona com ela, aposto que o Wikileaks não é contra o capitalismo, mas sim contra o capitalismo sujo. Viva a liberdade de expressão e de consumo sustentável.


E viva o marketing 3.0!
Fonte: Mkt 4.0


2 comentários:

Bruno Alex disse...

Interessante!

XisD!

Unknown disse...

Genial!!! Estava aqui lendo Think And Grow Rich de Napoleon Hill,onde foi citado rumores sobre esta parceria incrivel entre Ford e Edison,o mais chocante foi saber que estas mentes mestras já trabalhavam em prol do meio ambiente,mas como sempre a massa ditadora que somente prezava pelo beneficio próprio os impediram de concretizar este sonho.

Postar um comentário